News

Brasileiros vão ao sul da Itália para descobrir os segredos do tomate Made in Italy

Brasileiros vão ao sul da Itália para descobrir os segredos do tomate Made in Italy

Ação coordenada pela Italcam faz parte do projeto Meu Tomatì – Campanha de Promoção de Tomates Italianos de Qualidade

De 4 a 9 de setembro, uma comitiva brasileira com representantes dos setores de importação e comunicação de diversos Estados estará no sul da Itália para conhecer de perto a excelência do tomate italiano. A ação integra o calendário de atividades do projeto Meu Tomatì – Campanha de Promoção de Tomates Italianos de Qualidade, com apoio da União Europeia no âmbito do programa AGRIP-SIMPLE – que prevê medidas de informação e promoção relativas aos produtos agrícolas europeus— e da Organizzazione Interprofessionale Pomodoro da Industria Centro Sud. A campanha no Brasil, cujo lançamento aconteceu em 2 de agosto em São Paulo, é coordenada pela Câmara de Comércio Italiana de São Paulo (Italcam).

O projeto visa divulgar os pontos fortes do tomate industrial europeu, em particular o italiano, como a elevada qualidade, origem controlada, técnicas de produção sustentáveis e elevados padrões de segurança alimentar, além de fortalecer os laços entre Itália e Brasil através da valorização e promoção do tomate em conserva do centro-sul do Belpaese.

Neste sentido, a presença da delegação brasileira no país tem como foco conhecer a sede da OI Pomodoro Centro Sud, um dos maiores players mundiais no setor tomateiro, bem como, de lugares representativos da região na produção e transformação do tomate em conserva.

Partindo de Nápoles, a comitiva visitará empresas e produtores de processamento do fruto nas regiões da Campania e Puglia, o que permitirá aos participantes a oportunidade única de descobrir os segredos da produção italiana de tomate. Também estão previstas reuniões com representantes institucionais e acadêmicos da Campania.

A programação traz como destaques uma visita a Medeaterranea Academia della Cucina e a participação em um laboratório artesanal de conservas, tradição milenar das famílias italianas. O grupo também terá uma jornada dedicada à cidade de Nápoles, terra tradicionalmente ligada à produção de pratos onde predominam o tomate, como o ragù e a pizza margherita e sede do o Slow Food “Antico Pomodoro di Napoli”.

Foto dell'evento