News

Meu Tomatì: delegação brasileira na Itália para a Viagem de Estudo entre Nápoles e Puglia

De 1º a 4 de setembro de 2025, o projeto europeu Meu Tomatì receberá na Itália uma delegação brasileira para uma Viagem de Estudo voltada à promoção e ao aprofundamento do conhecimento sobre a cadeia produtiva do tomate italiano, com visitas programadas entre Campânia e Puglia, duas regiões emblemáticas da produção de excelência.

A iniciativa faz parte das ações informativas e promocionais cofinanciadas pela União Europeia (Regulamento UE 1144/2014 e respectivos atos delegados), previstas no terceiro ano do Programa n.º 101095539 – MEU TOMATÌ, que promove os produtos agrícolas nos mercados internos e em países terceiros, como o Brasil.

O programa da Viagem de Estudo

O tour terá início na segunda-feira, 1º de setembro, com a chegada da delegação a Nápoles, seguida por uma primeira imersão na autêntica tradição culinária napolitana.

A terça-feira, 2 de setembro, será inteiramente dedicada à descoberta das empresas de transformação de tomate na região da Campânia:

Visita à Compagnia Mercantile D’Oltremare s.r.l., em Mercato San Severino (SA),

Almoço na charmosa Tenuta Le Lune del Vesuvio, em Terzigno (NA),

Visita à empresa SICA Conserve, em Pagani (SA).

À noite, a delegação será recebida no renomado Restaurante Zì Teresa, em Nápoles, para um jantar com os sabores típicos da Campânia.

Na quarta-feira, 3 de setembro, a viagem seguirá para a região da Puglia, onde os participantes visitarão a Cooperativa Agrícola San Giuseppe, em Foggia – referência em produção agrícola de alta qualidade. O almoço será servido no restaurante L’Orecchietta, em Candela (FG), e, em seguida, o grupo retornará a Nápoles para encerrar o dia com um jantar na Taverna La Riggiola, no coração da cidade.

O tour será concluído no dia 4 de setembro.

Uma ponte entre Itália e Brasil para valorizar o tomate italiano

A Viagem de Estudo representa uma importante oportunidade de intercâmbio cultural e profissional entre operadores do setor agroalimentar, instituições e stakeholders do Brasil e da Itália. O objetivo é promover o conhecimento direto da cadeia produtiva do tomate italiano, por meio de experiências práticas, degustações e momentos de networking.